13 agosto 2006

CRISOL - Grupo de Pesquisas Patrimônio & Memória (Estudos Culturais)

CRISOL - Grupo de Pesquisas e Estudos Culturais
(Patrimônios Bioculturais e Memórias Sociais)

Coordenador:
Prof. Dr. Alexandre Fernandes Corrêa – Adjunto Antropologia UFMA.

Pesquisa:
POLÍTICAS DO PATRIMÔNIO E DA MEMÓRIA: CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO E PROMOÇÃO DOS BENS E ACERVOS BIO-CULTURAIS EM SÃO LUÍS, APÓS TOMBAMENTO PELA UNESCO EM 1997.

Objetivo:
O objetivo geral deste Projeto de Pesquisa é o estudo aprofundado sobre os conceitos de Patrimônio e Memória Social enquanto elementos integrantes capitais para a ampla compreensão da cultura regional e brasileira, com vistas à interpretação e descoberta das estruturas significantes e dos semióforos (POMIAN;1990) que as subtendem.
O recorte metodológico escolhido circunscreve-se especificamente à análise das políticas de patrimonialização desenvolvidas após a recente inscrição de São Luís na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1997. A pergunta básica que guia a reflexão aqui desenvolvida se inspira na interrogação feita por Ulpiano Bezerra de Menezes: Que significa um ‘patrimônio da humanidade’ (selo de qualidade cunhado pela UNESCO), quando ele mesmo não funciona como patrimônio local, municipal, regional? (1996:98). Como pensar as relações de poder e representação que estão subjacentes ao uso desse “selo de qualidade”? Por quê, por exemplo, esse reconhecimento internacional não significou a promoção de um debate democrático das políticas culturais implementadas na cidade e no Estado? Por quê não estão funcionando os Conselhos de Cultura municipal e estadual – instâncias legítimas de discussão e gerenciamento das políticas culturais regionais e locais? São questões importantes que merecem um crivo crítico sistematizado, a partir de uma etnologia das políticas do patrimônio na cidade e no Estado. Para atingir a posteriori uma antropologia científica do Patrimônio é preciso rigor e organização dos dados recolhidos em campo. Como se tem visto, comprova-se facilmente que a emergência desta temática na sociedade local e global é cada vez mais recorrente. Nosso objetivo é ampliar esta temática através da ótica crítica, no viés do debate universitário, para sairmos do senso comum das prenoções ideologizadas. Lembramos que a questão do Patrimônio envolve o interesse de vários segmentos da sociedade, entre eles, aqueles ligados à Hotelaria, ao Turismo e às agências imobiliárias. Portanto, nosso objetivo é o de promover a cidadania destas questões e democratizar as tomadas de decisão nas políticas voltadas para este campo controverso, no qual se encontram interesses coletivos diversos.
Sem financiamento e sem fonte de recursos.

E.mails para contato: alexandre.correa@cnpq.pq.br, alexfcorrea@gmail.com, alex@ufma.br

[CRISOL: crisol (espanhol crisol) S. m.1. Cadinho. 2. Fig. Provação. 3. Prova em que se revela o verdadeiro quilate das boas qualidades. Pl.: crisóis.]

Sem comentários: