05 agosto 2007

Comunidade Virtual de Antropologia BRASIL




Muitas são as afinidades entre a internet e a antropologia: ambas se interessam por formas diversas de socialidade, ambas promovem fluxos alternativos de informação, ambas somam e contrastam pontos de vista e acumulam saberes provindos das experiências humanas mais diversas. Internet e antropologia têm papéis significativos num mundo que se quer globalizado e multicultural.
A CVA vem para atualizar e desenvolver essas afinidades. Iniciativa de antropólogos formados na universidade, procura adensar a comunicação entre os profissionais, dentro mas também fora da academia, criar novos canais para a pesquisa e a divulgação, e facilitar um acesso mais geral à vasta produção dos antropólogos, aproveitando os novos recursos de publicação que a internet congrega.

Embora operando no Brasil, a CVA não se interessa por fronteiras nacionais, e está aberta à colaboração (já visível no quadro atual do seu site) com profissionais e temas de outras procedências.

O trabalho voluntário é parte imprescindível do projeto da CVA. Ele se inscreve no âmbito sempre crescente das iniciativas de colaboração cidadã, de livre fluxo de informações, de criação de free commons. As metas da CVA sempre dependerão da vontade de docentes, estudantes e pesquisadores de adensar a comunicação dentro do âmbito profissional, e de divulgar o seu saber para um público mais amplo.

Com seu cunho educativo, a CVA contribui para a visibilidade das manifestações culturais e dos diversos grupos sociais. Em especial, a iniciativa não se compromete exclusivamente com determinada comunidade (acadêmica, profissional ou cultural); ao contrário, compromete-se com a promoção da diversidade – de idéias, pensamentos, conceitos, discursos e práticas sociais – como um todo.