12 maio 2008

VI SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS



UFMA promove VI Semana Nacional de Museus
A abertura do evento acontece na segunda-feira, 12, no Palácio Cristo Rei

Com o tema "Museus como agentes de mudança social", o Memorial Cristo Rei promove entre os dias 12 e 16 de maio a edição local da VI Semana Nacional de Museus. Iniciando em 2006 sua participação no evento, o Memorial aderiu em 2007 ao Cadastro Nacional e já faz parte do Sistema Brasileiro de Museus.

Dia 12 de maio

Palestra de abertura:
"TEATRO DAS MEMÓRIAS: ENTRE O PASSADO E O FUTURO"

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Fernandes Corrêa - Departamento de Antropologia e Sociologia da UFMA

Horário: 18h00

O evento nacional acontece anualmente no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade, sendo promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e pela Associação Brasileira de Museus (ABM).

O Memorial Cristo Rei tem como objetivo resgatar, preservar e difundir a história da UFMA. O acervo histórico do memorial é composto por livros e relatórios sobre a Universidade, documentos das antigas faculdades isoladas, peças e equipamentos da área médica e de diversos setores da universidade, bem como honrarias recebidas pelos ex-reitores e fotografias dos eventos ocorridos nas gestões anteriores.

Sem comentários: