10 julho 2008

OBSERVATÓRIOS DE POLÍTICAS CULTURAIS

APRESENTAÇÃO DE ALGUNS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS E CULTURAIS EXISTENTES NO BRASIL & PORTUGAL

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS CULTURAIS - USP

Responsável: Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto
Objetivo: realizar pesquisa sobre políticas de ação cultural de entidades públicas e privadas; estudos sobre produção, distribuição e consumo de bens e informações culturais; análises comparativas, de caráter sincrônico e diacrônico, de políticas culturais nacionais, regionais e locais; desenvolvimento de instrumentos de identificação de práticas e hábitos culturais; investigação de procedimentos de avaliação de políticas de ação cultural; estudos de modalidades de práticas de ação cultural; desenvolvimento de estudos de natureza acadêmica que revertam na criação de cursos e disciplinas; bibliografias da área e outras atividades análogas; assessoria a órgãos de política cultural nos diferentes níveis da atividade pública e privada.
Órgão financiador: CNPq – bolsas de pesquisa e aquisição de equipamentos desde 1994.
http://www.eca.usp.br/pesquisa/nuclpesq/nucleo.htm

O Observatório Itaú Cultural

O Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 com os objetivos de refletir sobre a cultura e subsidiar a elaboração de políticas plurais ao setor, por meio do diálogo entre especialistas brasileiros e estrangeiros. Para tal, o programa realiza encontros, publicações e projetos, alguns em parceria com outras instituições. Sua missão consiste em elaborar, organizar e difundir estatísticas da cultura; estudar as práticas culturais; promover análises e identificar gargalos no funcionamento do setor no Brasil. A iniciativa evidencia o interesse do instituto na pesquisa e no fomento à cultura, entendida como uma dimensão central da sociedade.

Esta área do site Itaú Cultural disponibiliza as ações do Observatório. Acesse, em pesquisa, uma seleção constantemente atualizada de estudos brasileiros sobre o setor cultural; e, em publicações, o conteúdo em PDF de todas as edições da revista do Observatório e dos livros e artigos lançados em parceria com outras organizações. Em atividades, você encontra informações sobre os seminários, fóruns, debates e palestras (o registro em vídeo de alguns desses encontros também pode ser acessado).

Biblioteca traz um sistema de busca vinculado ao acervo da midiateca do Itaú Cultural, com o qual se podem pesquisar livros, teses, vídeos e artigos de jornais e de revistas relativos a gestão, produção, patrimônio e políticas culturais. Os títulos podem ser consultados na sede do instituto ou, se houver autorização, baixados em PDF. Por fim, a seção indicações encaminha o usuário a sites de órgãos públicos, cursos de pós-graduação e outros observatórios de cultura, apresentando uma breve descrição de suas atividades e linhas de atuação.

Entre em contato com o Observatório Itaú Cultural pelo e-mail observatorio@itaucultural.org.br.

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2686


Observatório das Actividades Culturais - Programa Cascais-Cultura (PORTUGAL)

No âmbito do forte investimento que a Câmara Municipal de Cascais tem dedicado à área da cultura, quer ao nível da construção, recuperação e instalação de equipamentos, quer ao nível da produção cultural em termos de eventos e animação, foi recentemente assinado um protocolo com o OBSERVATÓRIO DAS ACTIVIDADES CULTURAIS (OAC). Esta entidade de reconhecida competência em investigação no domínio da cultura, tem, como sócios fundadores o Ministério da Cultura, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Instituto Nacional de Estatística. Sendo cada vez mais importante dispor de estudos e instrumentos que permitam a sistematização e diagnóstico das realidades existentes no campo cultural, que venham a permitir uma fundamentada avaliação dos impactos das políticas culturais praticadas, pretende-se desenvolver um projecto de investigação, baseado num diagnóstico e numa abordagem comparada, no próprio quadro metropolitano em que Cascais se insere.
Assim, o objectivo geral do OAC vai ser a realização de um Programa de Diagnóstico e Avaliação, a que se entendeu chamar Programa Cascais - Cultura, das actividades do Departamento de Cultura (DEC) da Câmara Municipal de Cascais (CMC). Este programa, extensivo a todo o concelho, abrange o período de 2000 a 2004 e visa o levantamento, caracterização e avaliação das acções desenvolvidas, dos equipamentos existentes e dos agentes implicados.
Sendo as políticas culturais da CMC-DEC fulcrais para o PROGRAMA, este deverá, no entanto, contemplar também o levantamento e a caracterização dos eventos, equipamentos e agentes do sector privado da esfera cultural, a nível local. Parte-se aqui do princípio de que, para a definição das suas políticas culturais, o DEC não pode prescindir de uma cartografia cultural do concelho, incluindo as informações respeitantes a ambos os sectores - público e privado. Tal permitirá, a breve prazo, um conhecimento alargado e sistemático dos meios e iniciativas culturais do concelho; uma caracterização rigorosa da própria participação do DEC em acções ligadas ao sector privado; finalmente, e como consequência, uma melhor articulação dos meios e iniciativas de um e outro sector, no sentido de optimizar a sua rentabilidade tanto a nível económico como cultural. Os resultados deste importantíssimo estudo serão publicados em livro, para que todos possam aceder-lhes e, quem sabe, acrescentar o seu contributo, já que as bases de dados que se vierem a constituir deverão, encerrado o Programa, manter-se actualizadas e disponíveis para os interessados.
http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Viver/Cultura/InstituicoesParceiras/Observatorio_das_Actividades_Culturais.htm


O Observatório da Imprensa

É uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=363JDB001

Observatório do Direito à Comunicação

O Observatório do Direito à Comunicação é uma iniciativa do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, cujo objetivo central é criar um ambiente de acompanhamento, fiscalização e reflexão sobre as políticas públicas do campo da comunicação. Com o Observatório, o Intervozes pretende reunir, organizar e oferecer às pessoas e organizações da sociedade civil envolvidas na luta pelo direito à comunicação referências concretas que potencializem sua intervenção política, no Brasil e em fóruns internacionais.

http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/polit_culturais.php

FUNDAÇÃO ASTROJILDO PEREIRA

A Fundação que tem como patrono Astrojildo Pereira é um novo instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade aberto a todo e qualquer cidadão independente de ser filiado ou não à agremiação partidária e de suas concepções políticas e filosóficas.
Instituida pelo Partido Popular Socialista, destina-se ao estudo e à reflexão crítica da realidade, na construção de referências teóricas e culturais que incidam sobre as lutas democráticas da sociedade brasileira.

http://www.fundacaoastrojildo.org.br/

Representações nos Estados

MARANHÃO:

1. Diretor Geral - José de Ribamar Lima da Fonseca
2. Diretor Administrativo - Walter Carlito Rocha
3. Diretor Financeiro - William Moereira Lima
4. Diretora de Cursos e Eventos - Márcia Cristina Brito Montenegro
5. Diretor de Assessoria e Documentação - José Raimundo Soares Montenegro

Praça Catulo da Paixão Cearense, 40
Vila Passos - São Luiz/MA
CEP: 65.240-170
fone:(98)222-4709
e-mail: fap.ma@fundacaoastrojildo.org.br

NOSSA SÃO PAULO

O MOVIMENTO NOSSA SÃO PAULO tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável.

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/

RIO COMO VAMOS

http://www.riocomovamos.org.br/rio.htm

Sem comentários: