12 fevereiro 2009

GT Patrimônio ABA

FIFA/CBF Copa do Mundo 2014 - Futebol e Patrimônio ABA/GT Patrimônio

Prezados Membros do GT Patrimônio Cultural da ABA,

Assunto: Proposta de Projeto de Pesquisa (2009-2014) e a criação do Observatório de Políticas do Patrimônio

Saudações! Gostaria de lembrar à todos os participantes da reunião da ABA/2008 em Porto Seguro, o que coloquei em relação a minha preocupação quanto aos impactos da organização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, nos acervos patrimoniais e culturais do país. A Comissão da FIFA passou, esta semana, por diversas capitais que estão pleiteando ser sede de alguma etapa do certame internacional. Como não poderia deixar de ser diversas manifestações folclóricas, artísticas e culturais apresentaram-se aos agentes da Comissão. Os bens culturais, artísticos, folclóricos, artesanais - assim como a paisagem natural - está no pacote de atrativos oferecidos aos agentes internacionais. No sentido de avaliar os impactos desse processo que se inicia, ou já iniciado, sugeri a criação de uma linha de pesquisa que congregasse pesquisadores de algumas dessas regiões do país, em que se realizam essas avaliações.
Parece que seria interessante iniciar com a elaboração de um Anteprojeto que indicasse a realização de diagnósticos do tipo 'antes e depois'.
Pergunto: alguém tem alguma idéia que possa servir de alavanca para que essa inquietação possa se transformar numa pesquisa articulada numa rede, patrocinada pela ABA e coordenada pelo GT? O que acham disso?
Para dar uma idéia de como está funcionando o processo, vejam essa informação:
"Visando analisar as condições estruturais de cada cidade candidata, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contratou a consultoria de uma empresa integrante da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Industria de Base (ABEDIB) que está realizando um completo estudo sobre a situação das 18 candidaturas. “Esse levantamento realizado em Natal está sendo feito em todas as 18 candidatas. Os dados colhidos serão sigilosos e não servirão de parâmetro comparativo entre as cidades. Mas vamos repassar os dados para especialistas na área de segurança, saúde, hotelaria, telecomunicações, saneamento, transportes urbanos e energia, que enviarão um relatório para Fifa”, informou o representante da ABEDIB, Guilherme Dalla".
Bom final de Semana, Alexandre Corrêa.

FIFA/CBF - Futebol e Patrimônio - GT ABA

Como sugestão de encaminhamento da proposta, gostaria que fosse registrado/lembrado que essa linha de pesquisa foi indicada como uma forma de erguer e levar a frente a proposta, também apresentada em Porto Seguro, de criação de um "Observatório de Políticas do Patrimônio" (Laboratório Antropológico). Essa pesquisa sobre os impactos da realização da Copa do Mundo sobre os acervos patrimoniais culturais e naturais do país (2009-2014), é ponta de lança dessa idéia mais ampla.
Saudações antropológicas, Alexandre Corrêa.

Grupo de Pesquisas e Estudos Culturais
Blog: http://gpeculturais.blogspot.com/

Acesse o Yahoo Grupos Brasil:
http://br.dir.groups.yahoo.com/group/gtpatrimonioaba/

Sem comentários: