03 setembro 2009

SOCIOLOGIA CLÍNICA - Aconteceu na UFMG


Belo Horinzonte - 04 a 07 de Agosto de 2009

Eugène Enriquez é um pioneiro e um dos expoentes intelectuais, na França, da Psicossociologia e Sociologia Clínica, disciplinas que estabeleceram as primeiras pontes teóricas entre a Sociologia e a Psicanálise, além de se desenvolverem no cruzamento de outros campos do saber, como Antropologia, História,Geografia, Filosofia, Economia, Ciências Políticas.

Atualmente, ele é professor emérito do Laboratoire de Changement Social da Universidade Paris VII - Denis-Diderot, redator-chefe da “Nouvelle Revue de Psychosociologie”, tendo sido também um dos fundadores do CIRFIP - Centre International de Recherche, Formation et Intervention Psychosociologiques. Eugène Enriquez foi responsável pela formação doutoral de diversos pesquisadores brasileiros, além de participar, ao longo dos últimos vinte anos, de inúmeros eventos científicos, no Brasil.

Algumas de suas principais obras estão publicadas no Brasil, entre as quais: Da Horda ao Estado (1992), A organização em análise (1994), Figuras do poder (2006), além de dezenas de capítulos de livros e de outros tantos artigos em revistas científicas brasileiras, nas áreas das ciências humanas e sociais. Entre os principais temas de suas pesquisas, de extrema atualidade, podemos citar: os fenômenos do poder e suas faces mortíferas; questões relativas ao Estado e à democracia; crise e processos de intervenção nas organizações e instituições; o papel do sujeito na construção da história; os processos inconscientes nas organizações e na cultura; o laço social; aspectos coletivos da violência e da intolerância, entre outros.

Pela inegável influência do pensamento de Eugène Enriquez, junto à comunidade científica brasileira, é justa e oportuna a organização de um colóquio em sua homenagem, a fim de divulgar, discutir e explorar em profundidade, no atual cenário globalizado de crise e violências, as principais contribuições oriundas do trabalho deste grande pensador.

Sem comentários: