23 outubro 2009

TURISMO ÉTINICO - Nova Mercadoria Fetichizada


Novo pacote turístico vai unir Rio, Bahia e Amazonas, visando a Copa

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - As secretarias de Turismo do Rio, do Amazonas e da Bahia lançaram na tarde desta quinta-feira, na Feira da Associação de Brasileira de Agências de Viagens, no Riocentro, o primeiro roteiro turístico integrado entre os três estados. A ideia é criar pacotes de viagens entre as federações que sediarão a Copa do Mundo de 2014. Os roteiro também terá pacotes para os segmentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e uma nova modalidade o turismo étnico.
– Temos que aproveitar esta oportunidade e usar todos os artifícios para espalhar para o mundo inteiro esses roteiros turísticos maravilhosos que temos. Reunir a Bahia, o Amazonas e o Rio de Janeiro é tudo o que a gente tem de melhor: muita diversidade para o turista – disse a secretária estadual de Turismo Márcia Lins.
Além dela, os secretários estaduais de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e do Amazonas, Oreni Braga, estiveram presentes. A criação do roteiro já está sendo comemorada por quem vive o dia-a-dia do mercado.
– Esse pacote é bem-vindo porque vai democratizar o perfil do turista que visita esses pontos. Por exemplo, o estrangeiro que vai ao Amazonas geralmente tem 40 anos ou mais e recursos financeiros, já que viajar para a Região Norte ainda é caro. É um perfil diferente do pessoal que visita a Bahia, para onde vão também os jovens. O pacote, com certeza, faz com que essa viagem saia mais barata – acredita Francisco Walberth, gerente de uma agência de viagens.
Os roteiros poderão ser de 12 dias, para visitas aos três estados, ou de oito, para apenas dois deles. No Amazonas, o pacote prevê a inclusão de hotéis em áreas da Floresta Amazônica. No Rio, haverá opções de ecoturismo e, na Bahia, visitas aos centros históricos do estado.
– Nossa proposta é facilitar a vida do turista. Muitas vezes, ele vai em uma operadora de turismo e quer saber como ir ao Amazonas, ao Rio ou à Bahia. Mas ele acaba se perdendo e opta por um destino só. Vamos facilitar a vida desse turista, disponibilizando ao operador uma cesta básica na sua prateleira para oferecer ao cliente – disse metaforicamente a secretária estadual de turismo do Amazonas, Oreni Campelo.
O pacote inclui uma nova especificação de turismo, conhecida como étnico. A Bahia é um dos destinos desse pacote, que propõe que o visitante conheça de perto locais que sejam berços da cultura de raízes africanas.

20:48 - 22/10/2009

Sem comentários: