02 janeiro 2010

Especialização em Patrimônio - IPHAN


Ministério da Cultura – MinC
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
5º Edital de Seleção do PEP
Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN

1. APRESENTAÇÃO
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) torna pública a realização de processo seletivo do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP) para o preenchimento de vagas de bolsistas da Turma 2010, distribuídas em diversas unidades do IPHAN no território nacional mediante as condições estabelecidas no Edital.
Destina-se a profissionais recém-graduados em diferentes áreas de formação que receberão bolsas de estudos durante 12 meses, renovável por igual período. Para efeitos deste Edital, são considerados recém-graduados os candidatos com no máximo cinco anos de formados, tendo concluído o curso superior em agosto de 2005 ou nos anos seguintes. As áreas de formação e a distribuição territorial das vagas de bolsistas pelas unidades do IPHAN para este Edital estão definidas na tabela do Anexo 1.
A especialização no campo da preservação do Patrimônio Cultural se dará durante 24 meses, por meio da participação supervisionada por técnicos do IPHAN nas atividades cotidianas da Instituição, do desenvolvimento de pesquisas, de estudos de casos e de projetos, assim como pela presença em aulas, oficinas nacionais, seminários e visitas técnicas.

2. OBJETIVO DO PROGRAMA
O principal objetivo do PEP é especializar profissionais por meio da lida diária com o patrimônio cultural, associada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos, proporcionando reflexões a seu respeito, utilizando a estrutura descentralizada do IPHAN. Para tanto, o PEP compõe turmas multidisciplinares, proporcionando aos bolsistas o contato com diferentes abordagens do patrimônio cultural, a experimentação de diferentes práticas institucionais relacionadas à preservação associadas à realização de leituras afetas ao campo. O intercâmbio e a troca de conhecimento entre áreas técnicas do IPHAN e de formação dos bolsistas se dá nos módulos de aulas presenciais, nas oficinas nacionais, seminários internos nas unidades para discussão dos temas de estudo e nas atividades cotidianas.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=1333

Sem comentários: