19 junho 2011

PERIGO! PENSAR ABALA A ESTRUTURA DE TUDO!




O DIABO PENSATIVO


Pensar é um ato que põe em dúvida a estrutura de tudo.


O BECO
 
No beco escuro e noturno
Vem um gato rente ao muro.
Os passos são de gatuno.
Os olhos são de assassino.

Esgueirando-se, soturno,
Ele me fita no escuro.
Seus passos são de gatuno.
Seus olhos são de assassino.

Afasta-se, taciturno.
Espanta-o meu vulto obscuro.
Meus passos são de gatuno.
Meus olhos são de assassino.


O Homem e a sua Paisagem

Toda paisagem tem um ar de sonho.
Vejo o tempo parado, inutilmente.
Tudo é menos real do que suponho.

Interrompi teu sonho, natureza.
Diante de um ser humano, de repente
Apareces tomada de surpresa.

No espaço que me cerca estou suspenso.
Em redor um olhar pasmado e mudo
E no ar a ameaça do silêncio denso.

Em todo sonho existe um extasiado
Olhar adormecido que vê tudo…

Senhor, eu sou o objeto contemplado.



Princípio da Noite


Eu ia em mim perdido, em mim pensando.
A existência deserta.
A rua escura.


Eu sentia a tristeza dos felizes
Vendo a estrela da tarde rir sozinha...


Em que altura ela estava!
O resto era imenso.


Tudo é exílio.


Poemas de Dante Milano (1899-1991).